O conhecimento de como trazer você de volta a você.

Yoga significa "união", "integração" em todos os níveis de existência de um indivíduo. Yoga é ao mesmo tempo "estado" e "processo".

Enquanto processo, descreve uma série de práticas físicas, comportamentos e atitudes mentais que levam a um estado de paz. Enquanto estado, se trata de um equilíbrio psico-fisiológico, indicando uma integração holística da personalidade. Yoga é um objetivo e o meio de se alcançá-lo.

As práticas da yoga te levam a uma jornada de encontro a você, através de movimentos e posturas que trazem a atenção de volta para o presente.

A filosofia da yoga ajuda a encontrar respostas para os conflitos que surgem na mente ao notar a discrepância entre os comportamentos que temos e aqueles que gostaríamos de ter. Ao adotar posturas físicas e mentais, construímos simultaneamente o corpo e a vida que gostaríamos de ter.

O praticante aprende a observar as informações dadas pelo corpo à medida em que são trabalhados músculos, articulações, esqueleto, pulmões, glândulas e sistema nervoso. Ao observar os pensamentos criados durante a prática, aprendemos a observar também a mente em si, e a partir daí podemos notar com mais clareza quais são os processos mentais nos quais estamos presos.

A mente tende a ir para o passado, revivendo lembranças e ruminando situações, ou para o futuro, criando planos e imaginando diversos cenários, possíveis ou não. Ao permitir que a mente mergulhe no prazer e no medo das ilusões desperdiçamos muito tempo e energia, e a vida parece simplesmente passar por nós.

Durante a prática da yoga treinamos a mente para retornar e permanecer no presente, ativando um estado de atenção que nos permite fazer escolhas mais coerentes com quem autenticamente queremos ser, nosso verdadeiro Eu. Aos poucos, quebramos os velhos padrões mentais responsáveis por comportamentos automáticos contraproducentes e passamos a fazer escolhas melhores para nós mesmos.

A desprogramacão acontece naturalmente à medida em que nós passamos a observar os processos físicos, mentais e emocionais e, principalmente, a respiração. Surge então a oportunidade de adotar novos comportamentos mais coerentes com a vida que gostaríamos de experimentar.

Yoga é um estilo de vida. As posturas físicas e mentais são praticadas regularmente para que os benefícios sejam sentidos diariamente ao longo de toda a vida, ajudando a manter o funcionamento saudável do corpo e da mente durante o processo natural de envelhecimento do ser humano.